Osteoporose x Pilates

osteoporoseepilatesMais comum com o avanço da idade, é a perda ou afilamento do tecido ósseo que torna os ossos mais fracos e quebradiços.
Para que haja o crescimento e a reparação saudáveis dos ossos, o tecido ósseo é continuamente destruído e reposto. Os hormônios sexuais são essenciais para iniciar e manter esse processo. Em ambos os sexos, após a meia-idade, a produção de hormônios sexuais declina e, com isso, os ossos se tornam mais finos e porosos. Nas mulheres, após a menopausa, os níveis de estrógeno caem rapidamente, o que pode levar ao afinamento grave, ou osteoporose. Nos homens, o declínio da testosterona é gradual e, em geral, eles são menos propensos à osteoporose, embora ela também os acometa.
A densidade reduzida dos ossos osteoporóticos significa que eles tem maior probabilidade de fratura. As fraturas por compressão na coluna podem causar curvaturas, as de quadril ou de pulso podem ocorrer por pequenas quedas. Outros fatores são o tabagismo, tratamento com corticosteroides, artrite reumatóide, hipertireoidismo e falência renal crônica.
O exercício é um componente essencial na manutenção da saúde óssea, e a falta de atividade é um fator predisponente para o desenvolvimento de osteoporose. A prática do Pilates é muito indicada, pois não há impacto e além disso você fortalece a musculatura.
Aqui no Pilates Érika Navarro ao lado do metro santana você tira todas as suas dúvidas e conhece o método Pilates.

Avenida Cruzeiro do Sul, 3153 sala 42 metro santana – Santana
011-29505646

Fonte: Atlas do corpo humano da revista veja.
www.pilatesen.com.br ou www.pilatesmetrosantana.com.br