Esporão de calcâneo e pilates

ESPORÃO DE CALCÂNEO
É a degeneração do osso causada por artrose ou artrite resultando numa espícula óssea, que se desenvolve na parte anterior ou posterior do calcâneo. 
Afeta principalmente mulheres de 40/50 anos praticantes de caminhadas e corridas, as que trabalham em pé durante muitas horas ou as que carregam sobrepeso. Ocorrem em pessoas com pé cavo ou plano, ou seja, excesso de curvatura ou pé chato sem curvatura.

A dor é o principal sintoma e começa com os primeiros passos ao levantar-se e começar a andar, ou seja, sair do repouso, da posição sentada ou deitada, ficar de pé e caminhar. É pulsante e ocorre na zona plantar do calcanhar.

COMO PREVENIR E TRATAR ?

Usar tênis com amortecedores, sapatos com a palmilha de silicone e salto no mínimo de 2,5cm, não ficar em pé muito tempo, evitar o excesso de peso, fortalecer e alongar a musculatura plantar são formas de prevenir o problema.

Variar sempre os sapatos, evitar modelos com saltos pirâmide invertida sobrecarregando sempre o mesmo ponto no calcanhar. Devemos evitar os sapatos com sola e salto de madeira. O uso da calcanheira de silicone ajuda amortecer o impacto sobre o calcanhar, aliviando a dor.
Alternar as atividades como correr em diferentes solos, pedalar, nadar e principalmente alongar o tendão de Aquiles e fáscia plantar é fundamental e o Pilates ajuda a trabalhar toda essa musculatura. Aqui no Pilates Érika Navarro ao lado do metro santana você tira todas as suas dúvidas e conhece o método.

#pilatesmetrosantana #pilateserikanavarro

Foto retirada do Google imagens.
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/esporao-de-calcaneo-dor-atinge-mais-mulheres-na-faixa-de-40-50-anos.html

images-15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *