PILATES X GESTAÇÃO

Exercícios antes e após a gravidez faz muito bem, pois ajuda a eliminar o estresse, deixando a mulher emocionalmente bem consigo mesma, com um maior autoconhecimento do próprio corpo.

O Pilates durante a gestação traz inúmeros benefícios. O método possui diversos exercícios que trabalharão várias regiões do corpo, trazendo mais flexibilidade, melhorando a postura e evitando assim possíveis dores na coluna. A movimentação das pernas ajudará a aliviar dores, inchaços e melhorará a circulação. Os exercícios facilitarão a hora do trabalho de parto, assim como a recuperação do pós-parto. A prática de Pilates também aumentará o equilíbrio, que previne queda das futuras mamães.

No período da gestação é muito importante ter consciência corporal, pois ela ajudará a gestante a conhecer melhor as mudanças do corpo e a passar por esse período da gravidez de maneira mais saudável e sem dores.

No Pilates os exercícios são leves e suaves, proporcionam uma maior vitalidade ao corpo. O foco principal está na qualidade do exercício, não tanto na quantidade. Seus movimentos são de baixo impacto e protegem as articulações, prevenindo doenças ortopédicas e reumatologias.

O Pilates deve ser feito também após o parto, um período em que as mulheres ainda se sentem muito sensíveis. Ajuda no emagrecimento, na boa forma e age contra possível depressão.

O Pilates ainda atua na recuperação do assoalho pélvico (região onde estão localizados os órgãos do sistema reprodutor). O método ajuda a promover uma rápida recuperação do corpo, que já não é mais como era antes da gestação.O Pilates feito em grupo, por exemplo, vai estabelecer um convívio com outras pessoas, além de proporcionar um tempo só para você.

Atestado médico

O ideal é que toda gestante procure orientações de um médico antes de começar a praticar qualquer atividade física, principalmente em gravidez de alto risco. Os exercícios de Pilates devem ser sempre orientados, leves e moderadamente devagar, principalmente nos primeiros e nos últimos meses. A gestante pode se sentir cansada e sem energia, mas isso é normal.

Assim como durante a gravidez e após, é aconselhável que a mulher que deseja engravidar comece a preparar o corpo, para isso é recomendado que a futura mamãe converse com seu ginecologista, que provavelmente solicitará exames para ver se está tudo certo com a paciente.

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Fonte: Revista Pilates12919884_1552591245071357_600156856403346573_n

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